Objeto:
Relação
entre liberdade e igualdade na construção do direito penal do humanismo
jurídico
Objetivo:
-
Traçar algumas referências entre liberdade e igualdade na construção do direito
penal no humanismo jurídico
-
analisar dentro da perspectiva funcionalista do direito penal da garantia da
vigência da norma
-
analisar a relação entre liberdade da escolha pela conduta criminosa e a
resposta do Estado com a ‘execução’ da pena
-
analisar a relação com a impunidade
Justificativa:
I)Dimensões,
ciclos ou gerações dos direitos humanos:
Na
Europa (Bobbio. A Era dos Direitos.):
- 1 - liberdades
negativas: opinião, expressão, pensamento – religião
Édito de Nantes, 1594 –
liberdade religiosa
Revolução Inglesa, 1689
- 2 - direitos civis e
políticos – (vida, patrimônio, políticos/voto...)
- 3 - direitos sociais
- 4 - direitos especiais
- 5 - direitos difusos
No
Brasil
-
1 - direitos sociais
-
2 - direitos civis e políticos
-
3 - liberdades
II)Passagem
da metodologia de construção do conhecimento:
A)
Antes da RF - metodologia teológica transcendente – moral pública
B)
Depois da RF - metodologia interior humana – moral privada
Liberalismo
baseado na neutralidade, romantismo, interiorização dos sentimentos,
secularização do conhecimento, razão, Reforma, Iluminismo
Contra
a imposição de uma moral na esfera do privado
Contra
a intervenção do Estado em assuntos privados
C)
pós-modernidade –
-
Busca pelo liberalismo baseado na igualdade - (Dworkin):igualdade de recursos
(tratamento
igual das pessoas pelo Estado)
-
contradição:
Países
ricos, tecnologia, ciência, qualidade de vida, narcisismo, individualismo,
contra crescimento populacional, cosmopolitismo, cidadão do mundo, globalismo,
contra a intervenção do Estado na moralidade privada
X
Países
periféricos, classe média, tradição, valores, crescimento populacional, contra
a intervenção do Estado na moralidade privada
Culto
ao senso de valor do indivíduo X Sacrifício do cidadão em relação à sociedade
-
consumismo
-
individualismo
-
narcisismo
D)
Avaliar para o cálculo igualitário: relação entre a cigarra e a formiga
a)
livre escolha de trabalho que contribui menos para a vida de outras pessoas
b)
livre escolha de empreendimento produtivo, ao invés de gastar, acrescentar mais
aos recursos sociais
problema:
a pessoa a) poderia ter tido o mesmo resultado de b), se tivesse investido
E)
O indivíduo precisa tomar a comunidade como sua para que se sinta a ele
pertencente.
O
pertencimento, então, leva o indivíduo a considerar que possa se submeter a
sacrifício para a comunidade. O
indivíduo abre mão de parte de sua liberdade para viver em sociedade, esse
sacrifício impõe que se sinta que há alguma forma de participação.
Resultados:
A
impunidade demonstra que existe um grau de seletividade e desigualdade que leva
alguns indivíduos a serem colocados em situação diferenciada em relação aos
demais membros da sociedade. O indivíduo ao ver a prática da impunidade, trata
este problema como um exemplo de desigualdade e que, portanto, o faz sentir
desobrigado de cumprir sacrifícios que não vão lhe reportar prejuízos,
desconsiderando-o como pertencente à sociedade.
A impunidade demonstra o fracasso da garantia da vigência da norma, que salvaguarda liberdade e igualdade. O sistema da administração da justiça criminal atua na resposta estatal. A resposta estatal é prevista no cumprimento da pena imposta em razão da conduta lesiva ou ameaçadora de lesão à sociedade, aplicada em razão da fragilização de bens jurídicos, cuja pretensão de proteção está na norma. Não obstante, a impunidade demonstra a falha desse sistema.
Bibliografia:
BOBBIO, N. A era dos direitos.
DWORKIN,R. Uma questão de princípio.
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